Criar um Site Grátis Fantástico





Partilhe esta Página

Cursos Online na Área de Pedagogia
Cursos Online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Afiliados Cursos 24 Horas
 
Cursos Online 24 Horas


Total de visitas: 10821
Alivie o Stress!
Alivie o Stress!

Anda estressado? Veja quais os efeitos físicos e emocionais do stress e saiba como aliviá-los

Fazer atividades prazerosas ajuda a amenizar o distúrbio

 
Trânsito, excesso de trabalho, faculdade, prazos, depressão... Esses são alguns dos fatores que, diariamente, mais causam stress nas pessoas. O stress é a resposta que o organismo dá ao se deparar com alguma situação periclitante. Mas engana-se quem pensa que o stress só causa estragos. Como nosso corpo já está preparado para fugir de dessas situações, fica mais fácil nos livrarmos dos problemas quando estes aparecem. Nos animais, por exemplo, o stress age com o objetivo de preservação da espécie, para correr dos predadores. Nossos “predadores” hoje, são externos (violência, trabalho e trânsito) e internos (ansiedade, tristeza, insegurança, problemas de relacionamento). Quando estamos sob o efeito do stress notamos que há algo diferente acontecendo com o nosso corpo, mas não temos o controle sobre estas emoções. “Podemos dizer que o stress pode surgir quando ficamos sobrecarregados dessas novas emoções ou novas situações que ocorrerem diariamente, sem dar um espaço para que o organismo se prepare para enfrentar tais situações”, diz. E ela completa, “então podemos dizer que o stress fica instalado quando até algumas tarefas que eram corriqueiras tornam-se insatisfatórias, tais como, preparar uma palestra ou dar aula. Coisas que, até então eram prazerosas, mas que ao mesmo tempo vinham acompanhadas de certa ansiedade”. Mas como lidar com o stress? Como ele afeta nossa saúde? 
Efeitos físicos e emocionais do stress:
O stress causa desgaste emocional e físico nas pessoas. Na parte das emoções, a especialista explica que maior dano do distúrbio é o desequilíbrio emocional. “Ou seja, o organismo fica sem controlar pequenas reações orgânicas que acabam tomando uma grande proporção e, com isso, acontece este desgaste que acomete qualquer indivíduo de qualquer idade”, lembra.

O corpo também sofre com essa sobrecarga emotiva. Os sintomas do stress em demasia é o aumento da pressão arterial, insônia (afinal, quem nunca perdeu noites de sono pensando em problemas?), dor de cabeça tensional e desordens alimentares, como perda ou ganho de peso.Algumas pessoas emagrecem porque têm tantas tarefas que nem percebem que estão com fome. A ansiedade nesse caso é outra, a de terminar a tarefa no prazo. Ainda há aqueles casos em que a pessoa se sente tão ansiosa que não consegue começar ou terminar certa atividade e acaba descontando na alimentação. É importante lembrar que cada organismo pode modificar seu metabolismo, podendo acelerar, facilitando o emagrecimento ou ficar mais lento, o que gera um ganho de peso”, conclui. A pessoa estressada ainda tem maior facilidade em contrair certas infecções, já que o organismo torna-se frágil e as defesas naturais diminuem, aumentar a acne e até mesmo diminuir o desejo sexual. 

>>Cromoterapia: o uso das cores para o seu bem-estar Mas, será que eu estou estressado?
Quais sintomas identificam o stress:

· Queda no rendimento do trabalho;
· Doenças psicossomáticas;
· Dores de cabeça constantes;
· Náuseas;
· Vômitos;
· Ansiedade;
· Irritabilidade (a pessoa “explode” por qualquer motivo);
· Confusão mental (atrasos e esquecimentos de coisas simples).Certos traumas podem gerar o stress também. “O stress pós-traumático ocorre quando a pessoa passa por uma situação extrema como assalto, acidente ou perda de um ente querido. Então, a partir daí dizemos que isso pode desencadear diversos fatores e que até podem gerar outro tipo de stress e, dessa forma, o individuo deverá buscar um tratamento adequado para superar esse trauma”.
E agora, como faço para aliviar o stress?
“Para o stress existem diversos tratamentos, vai depender de como é o grau de stress”, explica a psicóloga. O distúrbio pode ser aliviado de algumas formas simples, veja só:· Medite!  “A Meditação Dinâmica .  primeiro, respira-se aceleradamente e de forma caótica pelo nariz. Essa respiração aumenta a oxigenação e permite que sentimentos reprimidos venham à tona. O segundo estágio é a catarse. É a hora de gritar, dançar, soltar o corpo, se movimentar. . Neste momento você fica totalmente imóvel, só percebendo seu corpo e sua respiração. Por último, ocorre uma celebração com músicas lindas e dança revigorante”.

· Pratique atividades físicas que liberem a tensão. O boxe, por exemplo, pode ser uma boa opção. O educador físico relata como acontece esse alivio do stress: “A psicologia utiliza o sistema de catarse, que é reverter uma situação ruim, para outra. No boxe é possível extrapolar este conteúdo agressivo ou estressante num local controlado e supervisionado”, diz. Mas ele alerta: “nem todas as pessoas podem fazer boxe. Tem que ter o mínimo de saúde. Primeiro fazemos a anamnese (avaliação) do paciente, para saber se está tudo bem com ele, se não tem lesões.



· Faça atividades que você gosta ao ar livre. Se você gosta de correr, alterne entre correr na esteira e num parque, por exemplo. O sol tem muitos benefícios, como prevenir doenças cardíacas e impulsionar o sistema imunológico. 

· Cantedancepinte! Aproveite ao máximo a sua vida.

· Brinque com seu animal de estimação. Os animais têm “dons” muito fortes que alegram as pessoas.

· Sabia que uma boa noite de sono faz um bem tremendo à saúde? Então, durma bem. Tenha uma boa noite de sono. Deixe os problemas para quando você acordar.

Por fim, o especialista alerta: “Também é importante ter uma avaliação de um profissional da saúde, um psicólogo ou médico para dar um diagnóstico preciso, já que os tratamentos são diversos. Muitas vezes é indicado psicoterapia, pois a pessoa precisa desabafar e reconhecer o que tem lhe causado tanto transtorno e sofrimento”, finaliza.

Dica de profissional:

“Hoje em dia, o stress é uma realidade, e de uma maneira bem dosada, ele pode ser positivo, pois nos leva a tomar decisões, dando vigor. Desse modo, hoje as pessoas devem buscar uma qualidade de vida pois se, ao final do seu dia de trabalho, nada lhe trouxer entusiasmo e prazer, você é quem terá que lhe dar esse momento. Busque uma boa leitura, vá caminhar, faça algo que lhe deixe uns bons minutos longe das preocupações diárias. E lembre-se de daquela criança que um dia todos nós fomos, que construía um castelo na beira do mar, e quando as ondas vinham, destruíam o lindo castelo. Nessa hora, o que você fazia? Brincava de construir o novo castelo, dessa vez maior, com barreiras muros altos, e para quê? Para a onda vir e tornar a desmanchar.
Se nos lembrarmos que, quando crianças nós brincávamos por prazer, talvez possamos pensar que hoje em dia nossa brincadeira é mais séria, bem mais séria. Não queremos desejar que nenhuma onda venha e desmorone nosso castelo. O importante é ter em mente que as adversidades irão existir sempre, seja no trabalho, em casa ou com amigos”.